Skip to main content

Zé Entrevista: Robert Wong, o maior headhunter brasileiro de todos os tempos

Sonhar é fundamental! E todos nós sonhamos em ter muito sucesso em vendas, na vida e em nossas carreiras. E ninguém melhor para nos ajudar a alimentar nossos sonhos que um dos maiores headhunters (caçadores de talentos) do mundo para nos auxiliar na deliciosa missão de buscarmos o aprimoramento contínuo que nos permita não apenas sonhar, mas principalmente realizar cada um dos nossos sonhos no cada vez mais exigente mundo profissional que hoje vivemos.

E para inaugurar a mais nova seção deste Blog / Site, é com enorme honra que eu trago uma breve entrevista com Robert Wong. Para quem ainda não o conhece o Robert, ele é, em suas próprias e sempre sábias palavras, um ser humano – tricultural – que esteve Presidente da Korn Ferry para o Brasil e América Latina, uma das maiores empresas do mundo em recrutamento e seleção de altos executivos. Foi considerado pela prestigiada Revista The Economist um dos 200 mais destacados headhunters do mundo por seu genuíno interesse nas pessoas e seu talento de descobrir qualificações, às vezes até desconhecidas pelo próprio candidato. Atualmente, Robert Wong está CEO da Robert Wong Consultoria. Robert é um ser humano tricultural: cidadão brasileiro de origem chinesa, fluente em inglês, português e chinês. É autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” que está em sua 14ª Edição e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego”; é reconhecido como um dos palestrantes mais influentes e destacados no mercado. E acima de tudo isso, ele é grande amigo meu, prefaciador do meu livro “Vendedores Vencedores” e um dos meus maiores e mais importantes gurus!!

Robert, meu querido, que honra iniciar esta nova seção de Entrevistas do meu site com você, que tanto nos inspira e ajuda. Obrigado de coração amigo!

Querido Noronha, muito agradecido pelas suas carinhosas palavras! Espero poder ajudar os milhares de profissionais que o acompanham e o prestigiam.

Para você, quais são as principais características dos profissionais campeões e dos líderes de vendas?

São 3 os principais elementos que forjam os profissionais de grande sucesso:

  1. Atitude. Tem que ter atitude! E Atitude é o fator interno, que não é “ensinável” e é diferente de Comportamento. São fatores como pro-atividade, positividade, genuíno interesse nas pessoas e no negócio, e a busca pela excelência. Nossa atitude determina nossa maneira como encaramos a vida e nossos relacionamentos com as pessoas, é a principal diferença entre o fracasso e o sucesso, e pode transformar nossos problemas em oportunidades … e por isso mesmo é tão essencial em tudo o que fazemos..
  2. Competências. Diferentemente das atitudes que não podem ser ensinadas, as competências podem ser ensinadas e aprimoradas ao longo da vida. Aprender uma nova habilidade, aperfeiçoar nossa comunicação, ouvir atentamente, ter mais foco no que está fazendo, tratar as pessoas como gostaria de ser tratado e fortalecer nossa obstinação para transformar cada sonho em realidade são competências essenciais dos profissionais de grande sucesso.
  3. Sadia insatisfação. Falo aqui do “Vendi e atingi minhas metas. Mas, dá para fazer melhor?”. Eu mesmo progredi gradativamente em minha carreira porque sempre quis fazer melhor. É o que chamo do “Efeito WOW” que é além de buscar fazer o melhor, surpreender sempre o cliente. E os melhores vendedores e profissionais que conheço sempre sabem surpreender seus clientes! E para que isso aconteça, é preciso ter sempre acesa aquela chama que nos leva a patamares cada vez maiores. Gosto daquela celebre frase em inglês que diz: “There is a better way … every day!”

Quais são suas dicas para que possamos nos manter em constante atualização e capacitação?

Tudo começa com a Atitude! Precisa ter aquela eterna curiosidade de si próprio e sobre o outro, pois especialmente em vendas é importante que a pessoa sempre pense “Wow, este cara falou isso para mim!  Aprendi mais uma!

Outra dica muito importante é praticar, praticar e praticar. Vamos pegar aqui os exemplos do tenista Rafael Nadal e do ex-jogador Oscar Schmidt. Eles se tornaram os melhores única e exclusivamente em virtude dos seus talentos natos? Claro que não. Eles treinaram e praticaram muito e de forma incansável. Ou como tão bem nos ensina o Oscar: “Eu não tenho a mão santa, eu tenho a mão treinada!“.

Outra dica muito legal é observar sempre os vencedores e aprender com os campeões. Eu criei uma expressão que diz: “Seja uma criança no que você faz e um adulto em como você o faz“. Quero dizer aqui que é ideal agir sempre com a curiosidade, imaginação, destemor, irreverência, energia e entusiasmo de uma criança e com a objetividade, foco, planejamento e racionalidade de um adulto. Pegue o melhor dos dois mundos.  É a combinação vencedora!

E Robert, como conseguir o tão sonhado equilíbrio (Robert é autor do sensacional best-seller “O Sucesso Está no Equilíbrio”)?

Trata-se de um tripé do equilíbrio onde se deve dividir o dia, que tem 24 horas, em 3 partes:

  • 8 horas dedicadas ao trabalho. E digo trabalho mesmo! Trabalho sem enrolação e sem tempo gasto à toa com redes sociais, fofocas, papos e reuniões sem propósito, etc. Aliás, sempre digo que com 8 horas bem trabalhadas, você consegue sim fazer tudo o que precisa e de forma bem feita.
  • 8 horas dedicadas ao descanso para se recuperar da labuta diária e acumular a energia para o novo dia.
  • E 8 horas para você mesmo! Aqui entram o lazer, a leitura, o aprendizado, o tão importante tempo com a família, os hobbies, o serviço comunitário, a alimentação, o tempo com os amigos e um tempo para cuidar de si mesmo, do corpo, mente e alma.

Fazendo isto, você vai ter mais equilíbrio e melhores resultados, pois não vai “roubar” horas do descanso ou as horas para si, pelo simples fato que você teve que “trabalhar” mais do que as 8 horas alocadas ao trabalho.

E para terminar, por favor compartilhe com todos nós mais uma “Dica de Ouro” para o tão sonhado sucesso em vendas e na vida:

Não faça só o que você gosta, mas sim goste do que você está fazendo!” Esta é a atitude vencedora que vai fazer uma profunda diferença em sua vida.  Garanto!

Robert, mais uma vez eu lhe agradeço de coração pela sua ajuda a todos nós!

Espero que tenha gostado desta entrevista que inaugura a mais nova seção deste Blog / Site, onde irei sempre trazer as dicas e ensinamentos de grandes vendedores e líderes que tanto tem para nos ensinar. Fique à vontade para me sugerir tópicos a serem abordados aqui nesta Seção.

Um grande abraço do seu amigo vendedor,

José Ricardo Noronha

Robert Wong Entrevista

Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelos telefones (11) 4153.6889 / 98338.5300 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra, Curso ou Workshop Memorável em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus “fãs”.

EProdutivo: A Escola do Resultado e do Equilíbrio. Christian Barbosa, Gustavo Cerbasi, José Ricardo Noronha e os maiores especialistas do País juntos em Projeto maravilhoso que vai mudar sua vida. Assine já!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Vai Continuar
Torrando Dinheiro com
Treinamentos e Palestras?

Baixe agora o eBook rápido de alto impacto com
5 dicas preciosas para não torrar dinheiro com
treinamentos desconectados da sua realidade.

Você está a UM PASSO de baixar
seu exemplar do eBook!

Deixe seu nome e seu melhor e-mail
para receber o link de download.