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Você tem investido na educação dos seus vendedores?

Você Mar2014 Vendedores

A Revista Você S/A de Março de 2014 mais uma vez nos brinda com uma edição recheada de dicas sensacionais de carreira, empregabilidade e tendências no mercado de trabalho. Pesquisa realizada pela Catho  revela que os quatro profissionais mais desejados pelo mercado de trabalho são todos da área de vendas (Corretor de Imóveis, Executivo de Vendas, Gerente Comercial e Gerente de Contas). Outra importante publicação no mundo dos negócios, a Harvard Business Review Brasil em sua última edição reproduz uma reportagem que havia sido publicada em 2012 pela HBR nos Estados Unidos que também falava do problema representado pela escassez de bons profissionais de vendas. Clique aqui para ler o meu post sobre isso.

O mercado ainda sente a falta de vendedores bem preparados que possam fazer a diferença positiva em um momento da economia recheado de grandes desafios onde praticamente todas as empresas partilham de três pontos estratégicos e vendedores bem capacitados e treinados são absolutamente essenciais:

  1. Empresas precisam fazer mais. Gerar mais vendas, aumentar participação de mercado e ganhar novos mercados e clientes continuam sendo pontos essenciais nas agendas dos CEOs e Líderes de empresas dos mais diversos portes e indústrias. E em um mercado que se mostra também desafiador do ponto de vista de recrutamento de talentos em vendas, capacitar e incrementar as técnicas, habilidades, comportamentos e atitudes das suas equipes de vendas é crucial;
  2. Empresas precisam fazer com menos. Em tempos mais desafiadores, o bom controle orçamentário ganha ainda mais destaque e todos (repito: todos!) os gestores e líderes tem sido “convidados” a não apenas fazer mais mas a principalmente fazer com menos (gastar menos e com maior inteligência, assertividade e foco em resultados), o que necessariamente passa por um processo de melhoria contínua nos processos e no incremento da performance de vendas, algo que só é possível com vendedores bem treinados e capacitados com o que há de melhor em termos de teorias e práticas já testadas em suas respectivas áreas.
  3. Empresas precisam fazer melhor que seus concorrentes. Em mercados cada vez mais comoditizados, com produtos, serviços e soluções muito similares e iguais, fazer melhor que os concorrentes passa necessariamente pelo incremento das competências, habilidades e atitudes dos profissionais de vendas que ainda tem a seu favor as competências relacionais, que permitem que através de um atendimento de excelência, um perfeito entendimento das demandas e necessidades do mercado e de toda uma estratégia de existência voltada ao encantamento que transforma clientes em fãs, elementos indispensáveis à construção de uma receita vitoriosa de sucesso e de muitas vendas.

Escassez de talentos em vendas. Mercados mais desafiadores e comoditizados. Clientes muito mais exigentes. Rigoroso controle de custos. Necessidade de se vender mais a despeito do momento positivo ou negativo da economia. Esta é a cara deste “novo mercado” em que todos trabalhamos. E neste cenário, bons vendedores são mais fundamentais que nunca.

Invista de forma vigorosa e inteligente na educação dos seus vendedores, pois somente os profissionais verdadeiramente prontos e capacitados serão capazes de fazer sua empresa brilhar hoje, amanhã e sempre. Se eu puder lhe ajudar nesta fascinante missão, será uma honra e alegria imensas!

Um grande abraço e boas vendas,

José Ricardo Noronha

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8 comentários em “Você tem investido na educação dos seus vendedores?

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