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Stress: ele pode ser muito benéfico e ao mesmo tempo destrutivo para suas vendas

Final de Ano. Black Friday. Natal. No varejo chegou a época das grandes vendas. No mundo das Vendas B2B, os meses finais para superar nossas agressivas metas. E com tudo isso, vem também o stress. Sim, esta reação do organismo umbilicalmente ligada às nossas emoções aflora ainda mais nesta época do ano. Chefes (muitos) e líderes (poucos) enlouquecidos muitas vezes levam seus times literalmente à loucura muito em virtude da desmedida pressão em busca das últimas e tão cruciais vendas de final de ano.

Ambientes permeados de muito stress acabam provocando uma queda acentuada na performance. Aliás, e não por acaso, a Lei de Yerkes-Dodson mostra exatamente isso: que os nossos níveis de desempenho têm ligação muito próxima com os níveis de excitação que somos expostos.

O modelo do U invertido apresentado logo abaixo nos mostra que a excitação até um determinado ponto melhora a performance. No entanto, quando estes níveis de excitação se tornam mais altos, o desempenho tende a cair.

Stress Harvard

Desta forma, o excesso de pressão muitas vezes atrapalha não só nos níveis de produtividade, performance e engajamento dos nossos profissionais, mas principalmente a busca de melhores margens para as nossas empresas.

Portanto, se você é líder de vendas aí em sua empresa, questione-se de verdade se você tem dedicado seu precioso e raro tempo para dar um bom coaching aos seus profissionais, pois de nada adianta pressioná-los se você não a eles fornecer o ferramental necessário à realização das suas metas e se você não tão bem conhecê-los a ponto de em conjunto com cada liderado melhor desenvolver seus pontos fortes sempre com a visão de alta performance, que não por acaso deve sempre privilegiar as vendas com melhores margens que somente existem com clientes muito satisfeitos e idealmente encantados.

Claro que falando assim parece simples. Coaching, foco na alta performance, desenvolvimento de pontos fortes, encantamento de clientes e por aí vai. São tarefas complexas e que exigem muito dos líderes. Por isso mesmo, espero que este rápido artigo lhe provoque uma importante reflexão se você ao invés de utilizar o stress como seu aliado na busca de uma maior performance de vendas, você não está a incluí-lo como um verdadeiro vilão para sua equipe de vendas.

Como sempre, ficarei muito feliz mesmo com suas contribuições, insights e comentários a este tema tão importante para o incremento da nossa performance de vendas.

Um grande abraço e boas vendas!

José Ricardo Noronha | www.paixãoporvendas.com.br | www.minimbadevendas.com.br


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