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Quando é que você vai investir de verdade em atendimento?

Man spits fire

Você sabe cuspir fogo? E servir espetos de carne em churrascarias? Em ambos, é bem possível que não!

No entanto, é bastante possível que você domine como poucos uma técnica, um conhecimento ou um processo em sua respectiva área de atuação que te faz ter um valor diferenciado diante do seu mercado. E geralmente é nesta grande habilidade e ponto forte que você irá encontrar o seu diferencial competitivo, que uma vez identificado precisará ser trabalhado de forma extremamente cuidadosa e detalhada para que ele seja percebido e o que é ainda mais fundamental que ele seja valorizado pelo seu cliente.

Penso que é bem possível que você esteja aí pensando: mas onde é que o Zé quer chegar com esta história de cuspir fogo, hein? Talvez você ainda não conheça o Guy Laliberté, certo? Laliberté é um palhaço de rua que dominava a arte de equilibrar malabares e de cuspir fogo, o que fazia em pequenos espetáculos circenses na rua. Muitos outros artistas como ele também dominavam estas técnicas, mas foi Laliberté que soube transformá-las em um negócio incrivelmente lucrativo e encantador: falo do Cirque du Soleil, que inclusive acaba de ser vendido para um fundo de investimento americano pelo expressivo valor de US$ 1,6 bilhão de dólares.

E Jair e Arri Coser, você conhece? Eles são dois garçons que criaram um dos maiores fenômenos do empreendedorismo brasileiro, a rede de churrascaria Fogo de Chão que já há algum tempo foi vendida também para um fundo de investimentos norte-americano por US$ 400 milhões e que agora prepara sua abertura de capital na Bolsa de Valores de Nova Iorque. 

E o que estas duas histórias tão fascinantes tem em comum, hein Zé? Tanto no Cirque du Soleil quanto na Fogo de Chão, seus fundadores souberam transformar suas grandes competências (que sejamos sinceros muita gente também já tinha) em negócios de estrondoso sucesso tendo como uma das molas propulsoras neste processo de transformação de uma boa empresa para uma empresa grandiosa o atendimento espetacular.

Sim, o atendimento espetacular ainda é e sempre será um diferencial competitivo importantíssimo e que certamente pode distanciar sua empresa, seus produtos e serviços dos seus concorrentes e te ajudar enormemente a fugir da tão famigerada guerra de preços que hoje se faz presente em quase todos os mercados e em empresas dos mais variados portes, neste incômodo fenômeno chamado comoditização. 

E, você pode me perguntar: Mas Zé, o que é o atendimento espetacular? Vamos recorrer juntos a outro case de enorme sucesso que também tem no Atendimento de Excelência um dos seus grandes diferenciais competitivos: a Disney. Para a Disney, toda empresa precisa investir no que eles chamam de “magia prática” que corresponde exatamente ao atendimento de qualidade, que por sua vez se traduz em sempre superar as expectativas dos seus clientes.

Invista de forma vigorosa no atendimento de excelência da sua empresa e transforme as experiências de compra dos seus clientes em experiências inesquecíveis, memoráveis e compartilháveis (sim, é fundamental que as experiências mágicas que você oferece aos seus clientes possam ser compartilhadas com amigos, familiares, empresas etc). Inspire-se com estas três histórias incríveis do Cirque du Soleil, da Fogo de Chão e da Disney e transforme o seu negócio.

O trabalho é árduo e os investimentos em treinamento, capacitação e melhoria contínua de processos bastante expressivos. No entanto, já posso lhe assegurar desde já: seus clientes lhe sorrirão, e seus resultados e lucros idem! 

E se precisar de ajuda profissional e apaixonada para incrementar o repertório de técnicas, conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes de atendimento, vendas, negociação, comunicação e liderança dos seus profissionais, entre em contato comigo e com minha equipe para que possamos trabalhar juntos na construção do programa de treinamento mais sensacional já realizado pela sua empresa. 

Boas vendas e um grande abraço,

José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br

Dicas de Leitura: para incrementar suas habilidades, técnicas e conhecimentos sobre os temas de atendimento e diferenciais competitivos, eu recomendo quatro livros espetaculares:

  • Empresas feitas para vencer – Jim Collins – Editora HSM
  • O jeito Disney de encantar os clientes – Instituto Disney – Editora Saraiva
  • A estratégia do Oceano Azul – Kim, W. Chan e Mauborgne, Renée – Editora Campus
  • Vendas. Como eu faço? – José Ricardo Noronha – Editora Évora – Compre o seu ainda hoje!

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