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Execução é tudo em vendas!

Em minhas palestras, cursos e aulas de MBA, costumo sempre dizer que muitas são as empresas que são realmente brilhantes na formulação de estratégias que tem tudo para se tornarem grandes sucessos de vendas, mas que no entanto falham terrivelmente na hora da execução.

E como é que se pode explicar resultados aquém dos previamente estabelecidos ou muitas vezes desastrosos em uma estratégia bem desenhada? De forma bastante simples e direta, pode-se dizer que quando a estratégia falha (e as vendas não acontecem), isso se dá usualmente em virtude de uma execução falha. No mundo das vendas profissionais, costumo dizer que há um gap muito grande entre uma estratégia que é bem formulada e a execução que é mal realizada, o que acontece principalmente em virtude do não investimento em capacitação e treinamento da força de vendas.

Incluir processos claros que permitam monitorar a performance de vendas e tornar a execução a mais disciplinada possível são duas ações absolutamente fundamentais para se obter resultados e para que fazer com a estratégia realmente funcione bem. Mas tão importante ou talvez até mais que estas duas ações é treinar, treinar e treinar a sua força de vendas para que seus vendedores (por favor parem de chamá-los de consultores, especialistas de vendas etc) entendam de forma precisa qual e á estratégia da empresa, como ela deverá ser executada, com quais ferramentas e técnicas e principalmente por qual propósito (se sua empresa ainda não tem um propósito empolgante e nobre de existência, busque um imediatamente).

Se você já é um líder de vendas, eu compartilho 5 dicas que tenho certeza lhe serão de grande valia na criação de uma cultura voltada à boa execução:

  • A estratégia deve ser simples de entender. Seja um profundo conhecedor das minúcias e detalhes da estratégia da sua empresa e por mais complexa ela for torne-a a simples de ser entendida pelos seus profissionais e esteja ao lado deles o quanto puder, estabelecendo uma comunicação 100% franca que lhes permita dizer se há dúvidas, questionamentos ou discordâncias em relação aos planos estratégicos estabelecidos.
  • Metas e prioridades claras. Olha a simplicidade aqui novamente! Por mais complexas sejam as metas e prioridades da estratégia da sua empresa, elas precisam estar claras nos corações e mentes da sua força de vendas. Uma vez estabelecidas e devidamente entendidas, monitore-as com disciplina ferrenha.
  • Feedback sempre e foco na performance. Vivemos um hiato de lideranças e talentos nas organizações e os grandes líderes são aqueles que inspiram, cobram resultados e estão (de verdade!!) ao lado das suas equipes comerciais. Por isso mesmo, mantenha contato constante com seus liderados dando coaching (ao compartilhar suas experiências e perspectivas e ao entender realmente bem os drivers de execução e missão de existência dos seus liderados) e apoio para que cada um dos indicadores de performance estabelecidos nos planos estratégicos sejam perseguidos e alcançados um a um.  Processos bem definidos, perseguidos e bem implementados!
  • Premie os melhores. Aos profissionais de mais elevada performance, prêmios , coaching e treinamento para produzirem ainda mais. Aos de performance mediana, ainda mais treinamento e acompanhamento para entender onde estão e quais são os gaps que os tem impedido de performar bem. E aos de performance ruim e comportamentos inadequados, é melhor se desvencilhar deles. Legal lembrar aqui dos ensinamentos do Jack Welch (da famosa regra 20-70-10), onde 20% são os “top performers”, 70% os “middle performers” e 10% os “poor performers”.
  • Treinamento hoje e sempre. Diante de um mercado cada vez mais complexo, repleto de competidores (que tendem a comoditizar a maioria dos produtos e serviços) e de clientes mais exigentes, só há uma certeza: se você e sua Equipe continuarem a fazer o que sempre fizeram, o melhor que lhes poderá acontecer é continuar colhendo os mesmos resultados, o que ao final do dia significa não crescer e dar espaço de crescimento aos seus concorrentes. Por isso mesmo, invista de forma vigorosa na capacitação e treinamento da sua força de vendas. Invista em técnicas de negociação, liderança, comunicação (em breve abordarei o apaixonante tema de linguística de vendas aqui neste Blog), intraempreendedorismo, técnicas de vendas, encantamento de clientes, atendimento etc.

No vídeo abaixo em uma entrevista minha com o brilhante amigo Eugenio Mussak no Programa Papo de Líder eu falo exatamente sobre isso.

Enfim, invista sempre em treinamento com a certeza de que quão melhor preparados estiverem você e todos os seus profissionais, melhores serão as chances de você ver a sua estratégia se transformar em uma execução perfeita.

Um grande abraço,

José Ricardo Noronha

Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelos telefones (11) 4153.6889 / 98338.5300 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus fãs.

Dica adicional de leitura: O ótimo livro “Execução – A Disciplina para atingir resultados” de Larry Bossidy e Ram Charan (considerado um dos maiores especialistas do mundo em Execução).

Execução

8 comentários em “Execução é tudo em vendas!

  1. Olá querido José Ricardo. Antes de lhe fazer uma pergunta, quero lhe dizer que sou teu fã, já tenho seu livro e me delicio com seus artigos, você realmente é top. Agora a pergunta, um Amigo Cliente me disse depois dos meus 6 anos com experiência em vendas que eu não estou talhado para ser Vendedor. Existe realmente esta de que Vendedor é Nato ou Predestinado a Profissão.
    Um forte abraço e sucesso.

    1. Querido Vagner,

      Muito obrigado mesmo pelo seu lindo depoimento. É uma honra muito grande tê-lo como fã. Tenho plena convicção de que é perfeitamente possível você desenvolver competências, habilidades, atitudes e comportamentos que podem nos transformar em Vendedores Vencedores. É claro que algumas pessoas já nascem com alguns dons e talentos que ajudam e muito a se tornarem profissionais de vendas brilhantes sem o esforço tão necessário à imensa maioria dos vendedores excepcionais que conheço que desenvolveram ao longo da vida este conjunto de competências que o/a tornarem alguém verdadeiramente único.

      Portanto meu amigo Vagner, busque aprimorar ainda mais as suas competências e não se deixe abalar com um feedback negativo. Aliás, peça para que este seu amigo liste para você os pontos que o fazem acreditar que você pode melhorar.

      Que Deus ilumine sempre o seu caminho!

      Um grande abraço do seu amigo vendedor,

      José Ricardo Noronha
      http://www.josericardonoronha.com.br
      http://www.facebook.com/josericardonoronha
      http://www.eprodutivo.com/?josericardonoronha

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