Skip to main content
empreendedorismo

Empreendedorismo em dois caminhos: necessidade ou oportunidade

Nunca se faltou tanto em empreendedorismo no Brasil. Dados do Sebrae e da Endeavor comprovam que, ano a ano, só aumenta o número de pessoas que desejam empreender. E quando se fala no assunto, basicamente são dois os caminhos: o empreendedorismo por necessidade e o empreendedorismo por oportunidade.

Especialmente nestes tempos pós-crise, vimos crescer de forma incrivelmente acelerada o número de empreendedores por necessidade. Estes são os que, que diante da falta de perspectivas profissionais, não conseguiram mais se recolocar e acabaram recorrendo à economia informal. Enquadram-se aqui uma série de micro e pequenos empreendedores, que decidiram abrir pequenos negócios.

Do outro lado, vimos emergir um outro enorme grupo de empreendedores. Estes enxergam importantes oportunidades e problemas que podem ser resolvidos pelos produtos, serviços e soluções que foram por ele criados. E, claro, que podem de uma forma ou de outra impactar positivamente a vida e os negócios de muita gente. É exatamente nesta categoria que estão, por exemplos, as milhares de “startups” que surgem em uma velocidade incontrolável. Tratam-se de empresas que podem (e acredito que efetivamente vão!) transformar positivamente o mundo dos negócios e a nossa sociedade como um todo.

Conheça minhas soluções para o seu empreendimento!

Minha caminhada no empreendedorismo

Agora vai aqui um relato pessoal: eu já estive dos dois lados! Já empreendi por necessidade e também por oportunidade! Primeiro quando estava quebrando e, diante da absoluta falta de perspectivas profissionais, me vi praticamente forçado a me lançar em uma nova carreira como representante comercial de softwares de Inglês. E frise-se que nunca tinha vendido nada na vida!

E, mais recentemente, empreendi por oportunidade. Fiz isso quando percebi que o mercado tinha uma importante lacuna a ser preenchida em relação ao mundo do treinamento profissional de vendas consultivas.

3 lições para quem pensa empreender

Destas duas importantes passagens em minha vida, pude extrair lições importantes que penso serão muito úteis também em sua jornada empreendedora. A cada uma delas eu acrescentei uma dica de leitura:

1. Empreendendo por necessidade ou oportunidade, esteja preparado para ralar muito e repensar e remodelar seu negócio o tempo todo.

De forma bastante direta e objetiva: não acredite que, ao empreender, você vai trabalhar menos! Muito pelo contrário! Você irá trabalhar muitas vezes o dobro do que já trabalhava quando era funcionário de uma empresa e terá uma dor de cabeça infinitamente maior exatamente, em virtude da elevadíssima responsabilidade que o empreendedor carrega em seus ombros.

Outro ponto fundamental em sua jornada: busque o tempo todo repensar e remodelar seu negócio para que ele tenha reais possibilidades de escalar (crescer de forma vigorosa e sustentável).

Dica de leitura: Empresas feitas para vencer – Jim Collins – Editora HSM.

2. Qualifique-se o tempo todo.

A despeito da sua área de atuação, o nível de competitividade nos mais variados negócios será cada vez maior. Isso fará com que a sustentação de um negócio em torno de um ou mais diferenciais competitivos fique cada vez mais difícil.

Exatamente por isso, invista no fator humano seu e dos seus profissionais, pois, ao final do dia, será este o elemento mais importante de criação de um negócio sustentável e alinhado às expectativas, necessidades e problemas enfrentados pelos seus clientes e públicos alvo.

Estude incansavelmente e busque aplicar estes novos conhecimentos na gestão do seu negócio o quão mais rápido puder. Aliás, fica um relato pessoal: eu estudo feito louco. E, quanto mais estudo e pratico, mais pronto e inspirado eu me sinto para ajudar e servir milhões de pessoas.

Enfim, não acredite no seu talento, mas sim na sua capacidade de aprender e de expandir a sua mentalidade.

Dica de leitura: Mindset  A nova psicologia do sucesso – Carol Dweck – Editora Objetiva.

3. Busque o tempo todo alinhar o seu negócio ao seu propósito de vida.

Por mais intangível que isso possa parecer, nunca foi tão fundamental quanto agora trabalhar com algo que verdadeiramente nos desperte uma paixão e com algo que efetivamente consigamos nos destacar da multidão.

Aliás, sugiro aqui fortemente que você se questione se o seu negócio realmente lhe toca o coração e a alma. Sem paixão visceral pelo que faz, pouca gente suporta a exaustiva carga de trabalho de tocar um empreendimento.

Avalie se você realmente pode brilhar em sua área de atuação. Este questionamento é se você pode ser o melhor em sua área de atuação.

E questione se o mercado vê real valor naquilo que sua empresa produz, seja um produto, serviço ou solução.

Este exercício é absolutamente crucial para construir um negócio de grande sucesso.

Dica de leitura: Propósito – Joey Reiman – Editora HSM.

Espero que as três dicas acima lhe sejam inspiradoras e, acima de tudo, úteis!

Compartilhe logo abaixo também outras dicas que considera fundamentais para quem, como nós, é empreendedor ou deseja empreender!

“Empreender é fazer o grande sonho da sua vida acontecer. E quão maior for o seu sonho, mais trabalho terá pela frente e muito mais saboroso será o gosto da sua vitória. Sonhe! Realize!” 

Conheça minhas soluções para te ajudar nesta caminhada!


Acompanhe-me nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Twitter | Instagram | YouTube

Cadastre-se para receber materiais grátis em seu e-mail: www.josericardonoronha.com.br

Conheça a minha consultoria e as soluções de palestras e treinamentos: Paixão por Vendas

E-mail da minha equipe comercial: vendas@paixaoporvendas.com.br

Confira a incrível solução em EAD: Universidade das Vendas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Vai Continuar
Torrando Dinheiro com
Treinamentos e Palestras?

Baixe agora o eBook rápido de alto impacto com
5 dicas preciosas para não torrar dinheiro com
treinamentos desconectados da sua realidade.

Você está a UM PASSO de baixar
seu exemplar do eBook!

Deixe seu nome e seu melhor e-mail
para receber o link de download.