Skip to main content

As lições de liderança e comunicação do Papa Francisco para todos nós

Passadas quase 2 semanas da iluminada visita do Papa Francisco ao País que já sente imensa saudade deste argentino abençoado que conquistou o coração de todos, decidi compartilhar neste espaço algumas lições que entendo serem importantes para todos nós, a despeito das mais diversas crenças e preferências religiosas. Vou me ater a dois tópicos absolutamente essenciais a todos nós vendedores e profissionais das mais diversas áreas: Liderança e Comunicação.

Liderança pelo exemplo

O mundo vive hoje um hiato de grandes líderes. Falo aqui dos “líderes morais” e não dos meros “líderes formais”. A liderança moral é a que está intimamente ligada aos valores, princípios, caráter e principalmente às ações dos profissionais alçados formal ou informalmente à posição de líderes. Já a liderança única e exclusivamente formal, que é a mais corriqueira, é a que mais se assemelha à figura clássica dos “chefes”, onde muitos ainda preferem liderar (o melhor aqui seria “chefiar”) pelo medo, pelo uso da força, pelo ego inflado e pelo desrespeito aos valores individuais, propósitos e sonhos pessoais dos seus comandados. Quantos não são os líderes que dizem uma coisa e agem de outra forma diametralmente oposta daquilo que pregam. São líderes que não conhecem e que talvez nunca tenham ouvido  falar do “Walk the Talk” que corresponde exatamente à liderança pelo exemplo, do “fazer o que diz” e do “agir como espera que os outros também ajam”.

O Papa Francisco mostrou-se um grande Líder! Um Líder que prega em todas as suas homilias, interações, entrevistas, documentos e notas a importância do desapego às coisas materiais e à maior valorização das relações humanas pautadas sempre pelo amor ao próximo e ao respeito às diferenças. Um líder que mostrou aos nossos “pseudo-líderes” como se deve comportar alguém que prega em tudo o que faz a simplicidade e que não por acaso optou por um usar um veículo simples ao invés dos luxuosos carros blindados hoje usados pelos “chefões” sedentos de Poder e que infelizmente dirigem e comandam o nosso País.

Prego sempre que a liderança não prescinde de um cargo ou de um título. A liderança verdadeira prescinde muito mais de um conjunto de princípios, valores e ações ligados a elementos fundamentais como a humildade, o respeito e amor ao próximo, a honestidade, a ética e o desejo verdadeiro e legítimo de fazer a diferença positiva na vida das pessoas, nos resultados das empresas que lideram e em nossa sociedade. Sou inclusive defensor ferrenho do conceito de Liderança Nível 5 (clique aqui para ler o meu artigo sobre isso) que corresponde aos Líderes possuidores de uma combinação rara de muita humildade pessoal com uma incrível força de vontade profissional de fazer das suas equipes e empresas enormes sucessos.

A arte da boa comunicação

Como já é sabido por todos nós, todo líder precisa ter bom domínio das habilidades de comunicação e o Papa Francisco mostrou-se um exímio comunicador ao dar atenção genuína e legítima a todos que dele se aproximavam e por transmitir mensagens absolutamente condizentes com a sua conduta, com o seu caráter e com os seus princípios e valores. Francisco nos mostrou também o quão importante é a boa linguagem corporal e que de fato “o corpo fala”. Como esquecer os sorrisos sinceros, os abraços afetuosos e os olhares carinhosos de um homem que se comunica com absoluta perfeição em todas as formas de comunicação (oral, escrita e não verbal)? Como não aprender com alguém que inspira não só pelo inegável carisma mas principalmente por um modo de agir tão intimamente ligado ao sentimento de fazer a diferença positiva no mundo usando de forma plena todas as habilidades de comunicação (ouvir muito e com empatia e falar pouco e com muita simplicidade).

Francisco inclusive mostrou à nossa “Presidenta” como deve se portar um grande comunicador ao em seu primeiro discurso oficial no Brasil optar por um discurso simples, eficaz, verdadeiro, legítimo e acredite você mais curto do que a própria Presidente do País que se apoderou de um momento do Papa para enaltecer os “incríveis feitos” de seu governo. Ou seja, enquanto Francisco nos brindava com uma aula da boa comunicação, Dilma também nos ensinava como não se comunicar bem em público. Arrogância, empáfia, linguagem corporal em desalinho com a fala e falta de humildade são inimigos da boa comunicação e nossa Presidente e muitos dos líderes corporativos ainda pecam excessivamente nestes pontos.

É, o Papa Francisco nos ensinou muita coisa! E é preciso estar sempre com o coração, a mente e a alma abertos e dispostos a aprender, pois um dos grandes traços dos grandes líderes e comunicadores é exatamente ter a humildade de entender que há espaço para melhorar. Sempre!

Que as lições de humildade, liderança e comunicação do Papa Francisco nos ajudem a nos tornarmos não apenas líderes melhores, mas principalmente cidadãos melhores, pois é exatamente disso que o mundo anda tão carente. Sucesso!

Um grande abraço deste amigo de fé e de vendas!

José Ricardo Noronha

Papa Francisco Idea

Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelos telefones (11) 4153.6889 / 98338.5300 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus “fãs”.

Curso Vendedores Vencedoresclique aqui para comprar o curso que vai te ajudar a brilhar muito mais na vida e nas vendas. Cursos Mais Educa: cursos baseados em “best sellers” feitos para você!

Livro autografadoClique aqui e compre o livro “Vendedores Vencedores” que vai mudar sua vida e impactar positivamente suas vendas por um investimento super especial (R$ 30,00) e ainda ganhe um presente surpresa.

EProdutivo: A Escola do Resultado e do Equilíbrio. Christian Barbosa, Gustavo Cerbasi, José Ricardo Noronha e os maiores especialistas do País juntos em Projeto maravilhoso que vai mudar sua vida. Assine já!!

EProdutivo-Facebook-Capa

Um comentário em “As lições de liderança e comunicação do Papa Francisco para todos nós

  1. Palavras Verdadeiras que deverão ser sempre lembradas.
    Parabens pelo artigo Zé Ricardo.
    abraço e um bom dia cheio de sucesso.
    WALDEMAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Vai Continuar
Torrando Dinheiro com
Treinamentos e Palestras?

Baixe agora o eBook rápido de alto impacto com
5 dicas preciosas para não torrar dinheiro com
treinamentos desconectados da sua realidade.

Você está a UM PASSO de baixar
seu exemplar do eBook!

Deixe seu nome e seu melhor e-mail
para receber o link de download.