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5 dicas essenciais para evitar a comoditização do seu produto ou serviço

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Assistimos ao longo dos últimos anos o crescimento vertiginoso da oferta de inúmeras ferramentas, aplicativos e conceitos que vieram ao mundo com o propósito de incrementar a produtividade e as vendas das empresas. Softwares de gestão e de relacionamento com clientes(os famosos ERP’s e CRM’s), smartphones e tablets que rodam toda a sorte de aplicativos e ferramentas de Business Intelligence que permitem entender melhor o comportamento dos clientes são apenas alguns dos exemplos que imediatamente me vem à cabeça quando avalio como a tecnologia tem ajudado todos nós vendedores a nos tornarmos ainda melhores.

Acontece que neste mundo cada vez mais globalizado que vivemos, onde os instrumentos, ferramentas e principalmente o conhecimento disponível para uma boa gestão de vendas estão basicamente disponíveis a todos, as ofertas de produtos e serviços estão cada vez mais comoditizadas, ou seja, muita gente oferece o mesmo produto, o mesmo serviço ou a mesma ideia sem diferenciais competitivos verdadeiros que os tornem únicos em seus respectivos mercados. O resultado disso tudo? Empresas e pessoas compram cada vez mais baseados em preço ao invés de valor.

Daí vem a pergunta chave? Como em um mundo de iguais, podemos nos diferenciar? Um movimento que tem ganhado cada vez mais corpo no mundo corporativo é o representado pela humanização do processo de vendas, que nada mais é do que a simples retomada dos conceitos mais básicos que tornam as relações comerciais de compra e venda de produtos, serviços e ideias tão deliciosas. Para facilitar ainda mais a absorção deste conceito, podemos chamar este movimento de “B2B – Back to Basics” que se traduz em “de volta ao básico”. Simples assim, mas igualmente tão difícil de encontrar hoje em dia! Incrível dicotomia!

E o que é básico em vendas e que tem sido esquecido pelas empresas? Abaixo eu elenco 5 ações absolutamente básicas e que tem sido negligenciadas por empresas dos mais diversos portes e das mais diversas indústrias:

  1. Básico é entender de forma verdadeiramente interessada os desejos e anseios dos clientes para somente depois atendê-los bem. Entendimento é ainda mais essencial que um bom atendimento!;
  2. Básico é ter uma atitude positiva, entusiasmada e proativa diante dos clientes e dos inúmeros desafios que fazem parte da rotina dos vendedores vencedores. Proatividade é o nome do jogo! Tenha entusiasmo, que nada mais é que ter “Deus dentro de si”;
  3. Básico é ter em mente que SER vendedor e vendedora é uma atividade absolutamente nobre que permite que pessoas e empresas resolvam seus problemas e realizem seus sonhos. Tenha orgulho de SER vendedor/a;
  4. Básico é investir de forma contínua no desenvolvimento pessoal e profissional para se tornar um profissional de vendas diferenciado, valorizado e que realiza sua verdadeira missão na Terra. Vendedor Vencedor é aquele que investe de forma incansável em seu próprio desenvolvimento profissional, sem esperar que os outros o façam por ele;
  5. Básico é estudar e entender de forma profunda o mercado em que atua, os produtos e serviços que vende, as ofertas dos concorrentes, as principais tendências em seu mercado específico e acima de tudo os anseios, expectativas e sonhos dos clientes, incluindo aí as necessidades que nem sequer ainda foram identificadas por eles. Para vender muito é preciso descobrir também as necessidades ainda não consideradas pelos clientes.

Estamos em pleno Século XXI cercados de ferramentas, aplicativos e recursos que nos permitem vender mais e melhor. No entanto, se deixarmos de lado os conceitos básicos do relacionamento real, verdadeiro e genuinamente interessado no cliente correremos o risco de ver nossos produtos, serviços e ideias relegados à posição de um “commodity” onde o fator predominante de decisão é o preço mais baixo.

Invista um tempo de qualidade para refletir sobre quais são os conceitos mais básicos do bom relacionamento que você ou sua empresa tem negligenciado e que podem ser melhorados. Humanize o quanto puder o seu processo de vendas! Os seus clientes lhe sorrirão e os seus ganhos pessoais e o fluxo de caixa e lucro da sua empresa idem!

Gostou deste artigo? Fique à vontade para compartilhá-lo com seus líderes, liderados, amigos e familiares. E se precisar de ajuda profissional e apaixonada para fugir da tão temida comoditização, entre em contato comigo ainda hoje.

Sucesso e boas vendas!

José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br

Cursos e Palestras Memoráveis do Zéwww.paixaoporvendas.com.br

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9 comentários em “5 dicas essenciais para evitar a comoditização do seu produto ou serviço

  1. Tomei contato atraves da internet de sua atuaçao como homem de vendas e me encantou o seu interesse em ajudar outros a terem tambem sucesso nessa area.Um abraço

  2. Muito interessante. Ás vezes me pergunto, quando um vendedor não sabe sobre os produtos que vende, por que quando não está atendendo pessoa alguma, não aproveita o tempo para conhecer melhor e atender melhor.

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