Skip to main content

3 dicas práticas e poderosas para melhorar suas negociações

Negotiate

Negociamos o tempo todo! O fazemos com nossos cônjuges, filhos, amigos, clientes, fornecedores e parceiros. E por mais incrível que possa parecer, ainda não damos a atenção necessária e/ou não nos preparamos de forma adequada para uma melhor performance em negociações.

E se a habilidade de fazer boas perguntas é cada vez mais essencial no mundo das vendas, o cenário não é diferente em nossas negociações. Abaixo, eu compartilho com você três dicas muito eficazes de perguntas poderosas para incrementar a qualidade das suas negociações:

  1. Por Quê”. Pergunte “Por quê” o tempo todo, pois ao afirmar sua posição a outra parte lhe dá informações preciosas sobre o que ela deseja. “Por quê você quer isso?”. “Qual é o problema”. “O que o preocupa?”. Objetivo: descobrir o que realmente motiva a outra parte.
  2. Por que não”. Especialmente quando a outra parte relutar em relevar seus interesses. “Por que não fazer assim?”. “O que haveria de errado com essa abordagem?”. Fale um pouco dos interesses para fazê-lo falar dos deles um pouco. Objetivo: desvendar os interesses da outra parte.
  3. E se”. “E se reduzirmos o escopo do Projeto para ficar condizente com o seu orçamento?”. Objetivo: levar a outra parte a discutir as opções.

Lembre-se que o melhor e mais efetivo modelo de negociação é o “ganha ganha” e que para fazê-lo acontecer você precisará cuidar de ações práticas e focadas nos principais elementos da boa negociação:

  • Se preparar muito para entender o quanto puder os Interesses da outra parte;
  • Ser criativo na criação das Opções que gerem benefícios mútuos a todos os envolvidos,
  • Ser claro, conciso e atencioso para uma boa Comunicação;
  • Gerar Confiança o tempo todo com Foco nos Relacionamentos de Longo Prazo;
  • Cuidar de todos os detalhes relacionados ao Fechamento, que deve contemplar absolutamente tudo o que foi negociado.

E as três perguntas “Por Quê?“, “Por que não?” e “E se” são instrumentos poderosos para conseguir melhorar de forma visível suas habilidades de negociação em todos os elementos acima destacados.

Se me permite uma última dica para colocar tudo isso em prática, aí vai: Ensaie o quanto puder com seus colegas! Sim, Preparação é tudo em Vendas e em Negociações.

Sucesso hoje e sempre!

Um grande abraço do amigo vendedor,

José Ricardo Noronha | www.paixaoporvendas.com.br

Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelo telefone (11) 3434.6488 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa. Clique aqui para ver os depoimentos dos meus fãs.

7 comentários em “3 dicas práticas e poderosas para melhorar suas negociações

  1. PREZADO ZÉ RICARDO – BOA TARDE.
    – EXCELENTE ARTIGO PARA NOS AJUDAR A MELHORAR CADA DIA MAIS, EM NOSSAS NEGOCIAÇÕES.
    ABRAÇO – SUCESSO

  2. Como sempre brilhante!Simplicidade!Muito obrigado. Tenho tido exito em vender os meus serviços na área de eventos, estou me qualificando a cada instante!Muito obrigado e um 2014 com mais de 2014 (duas mil e quatorze) possibilidades de crescimento a voce e todos que o acompanham!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Vai Continuar
Torrando Dinheiro com
Treinamentos e Palestras?

Baixe agora o eBook rápido de alto impacto com
5 dicas preciosas para não torrar dinheiro com
treinamentos desconectados da sua realidade.

Você está a UM PASSO de baixar
seu exemplar do eBook!

Deixe seu nome e seu melhor e-mail
para receber o link de download.