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Minuto de Vendas direto de NYC: “5 novos Ps do Marketing do Varejo”

Preciso lhe dizer que escrevo o texto de hoje incrivelmente inspirado!

Ao lado de profissionais incríveis que fizeram seus MBA’s na FIA Business School / USP onde sou Professor, tivemos esta semana uma aula absolutamente espetacular aqui na Universidade de Columbia com o Prof. Mark Cohen que é ex Presidente da Sears no Canadá. Um professor TOP!

Nesta aula que tinha por principal foco a liderança no varejo, o Professor Cohen compartilhou conosco 5 Ps absolutamente fundamentais ao sucesso no mundo das vendas no varejo.

E a partir de agora, eu compartilho com você que tanto me honra com seu carinho e confiança estes 5 Ps que vão “turbinados” com alguns dos insights deste amigo vendedor colhidos nesta memorável experiência de aprendizagem:

  1. Product (Produto): esteja você e sua empresa no mundo do varejo físico ou virtual, é absolutamente crucial que você ofereça aos seus clientes uma linha de produtos e serviços que estejam plenamente alinhados às expectativas, desejos e necessidades dos públicos alvo que você e sua empresa servem.
  1. Price (Preço): especialmente nestes tempos de maior competitividade, é fundamental ter atenção ainda mais especial à precificação dos seus produtos e serviços. Comprar faz parte da natureza humana e os consumidores serão cada vez mais sensíveis à precificação aliada à oferta de uma boa experiência de compra. Bons preços com boa experiência de compra: uma combinação poderosa para o sucesso no mundo do varejo.
  1. Presentation (Apresentação): com tantos concorrentes, a boa apresentação dos seus produtos seja nos pontos de vendas físicos ou em sua loja online é outro P absolutamente fundamental. Dicas extras do Zé: no varejo físico aposte suas melhores fichas no “Visual Merchandising” que consiste em criar vitrines e gôndolas carinhosa e estrategicamente bem montadas para estimular o consumo. Já no varejo online: aposte todas as suas melhores fichas em cada uma das etapas do processo de compra.
  1. Productivity (Produtividade): seja o seu negócio pequeno, médio, grande ou gigantesco é absolutamente crítico que toda a sua empresa esteja obsessivamente focada o tempo todo em incrementar a produtividade e performance do seu negócio. E isso só acontece com uma boa combinação de grandes líderes com profissionais empoderados, bem treinados, capacitados e que tenham foco absoluto em transformar uma boa estratégia em uma perfeita execução.
  1. People (Pessoas): de nada adianta ter todos os quatro Ps bem trabalhados e equacionados se a sua empresa não tiver as pessoas e principalmente os líderes certos nos lugares certos. Líderes que ofereçam uma visão grandiosa e inspiradora aos seus liderados. Líderes abertos a testar coisas novas. Líderes humildes. Líderes que provocam e fomentam o processo de inovação constante em suas organizações. Líderes que lideram de verdade!

Espero que os 5 Ps aqui compartilhados lhe tenham sido válidos para provocar a tão importante reflexão sobre o quê você e seus pares, líderes e liderados têm feito para encantar seus clientes e se manterem competitivos no fascinante e desafiador mundo das vendas do varejo.

Confira também o Minuto de Vendas que gravei sobre esta “super aula” e incrível experiência de aprendizagem:

E, como sempre, ficarei muito feliz mesmo com seus comentários. Curta, comente e compartilhe!

E surpreenda-se com a qualidade e eficácia dos comprovados MBAs de uma das melhores Escolas de Negócios do mundo: a FIA Business School!!

Um grande abraço direto da Universidade de Columbia!

Boas Vendas!

José Ricardo Noronha | www.universidadedasvendas.com.br

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