Skip to main content
Changes Ahead , Road Warning Sign , 3d render

“Preparação extrema” e “aprender a aprender”: ou você investe nisso ou vai ficar para trás!

Mudanças aceleradas. Clientes exigentes, bem informados, empoderados, céticos e repletos de opções à sua frente. Concorrentes cada vez melhores e muito vezes mais agressivos. Novas e disruptivas tecnologias que se de um lado colaboram para o incremento da produtividade global, de outro provocam a perda de empregos em massa. Grandes líderes (searas pública e privada) cada vez mais questionados. Incertezas das mais variadas nos mais diversos mercados.

Receba as boas vindas ao “novo mundo dos negócios”. Um mundo muito mais incerto, desafiador, complexo e igualmente repleto de excelentes oportunidades aos profissionais e empresas bem preparados e que melhor e mais rapidamente se adaptarem à necessidade crescente do “aprender a aprender”.

Sim, “preparação extrema” e a capacidade singular de “aprender a aprender” são definitivamente dois dos componentes mais essenciais, requeridos e valorizados deste novo e imprevisível mundo.

Daí você pode parar e me dizer: Tudo bem Zé, faz sentido o que você aqui compartilha comigo? Mas o que isso impacta diretamente minhas vendas e minha carreira (seja ela dentro de uma empresa ou através do seu próprio empreendimento)?

Especialmente para nós vendedores e líderes de vendas que somos impactados diretamente por tantas mudanças, estas duas competências já são e serão cada vez mais exigidas pelo mercado. É isso mesmo, preparação e aprendizagem constante que nos diferenciem de tantos concorrentes já são exigências claras em inúmeros mercados com especial destaque no mundo das vendas consultivas de alta performance, onde o nível de competitividade extrema só fortalece dia a dia o poder do comprador e torna nossos clientes e potenciais clientes cada vez mais céticos e “ariscos” diante de vendedores despreparados e sem a capacidade singular de verdadeiramente liderar “conversas de valor”.

Portanto, de forma incrivelmente direta: se você não tem se preparado bem para cada uma das suas interações com seus clientes existentes e novos clientes (prospects) e não tem investido um tempo precioso para incorporar novos conhecimentos, novas técnicas e novas atitudes (e também para descartar conhecimentos e técnicas já ultrapassadas), você vai ficar para trás! Ou, o que é ainda pior: você já ficou para trás e nem se deu conta disso!

Portanto, minhas singelas “dicas de ouro” de hoje são:

1a dica: Invista de forma ainda mais vigorosa na “preparação extrema” para brilhar diante dos seus clientes e dos seus concorrentes. E por preparação extrema, entenda-se uma visão sistêmica sobre o seu mercado, seus concorrentes e principalmente sobre os desafios, necessidades e problemas que seus clientes e prospects têm enfrentado.

2a dica: Invista em você mesmo e não espere que ninguém faça isso em seu lugar. Se sua empresa não tem olhe oferecido bons treinamentos, busque você mesmo novas técnicas e conhecimentos. Aliás, no mundo incrivelmente conectado que hoje vivemos, absorver novos conhecimentos, técnicas e atitudes de vendas está muito mais facilitado através das boas ferramentas de educação a distância. Faça bom uso delas!

E surpreenda-se com a Universidade das Vendas, que já conta com mais de 20 cursos rápidos, objetivos e umbilicalmente ligados aos principais desafios que você tem enfrentado para vender mais e melhor neste mundo mais desafiador e repito: incrivelmente repleto de boas oportunidades aos profissionais e líderes bem preparados.

Que sua jornada de preparação e absorção de novos conhecimentos seja sempre fascinante!

E compartilhe logo abaixo suas impressões sobre este “novo mundo” e principalmente o que você tem feito para se manter relevante.

Um grande abraço e boas vendas!

José Ricardo Noronha | www.universidadedasvendas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Vai Continuar
Torrando Dinheiro com
Treinamentos e Palestras?

Baixe agora o eBook rápido de alto impacto com
5 dicas preciosas para não torrar dinheiro com
treinamentos desconectados da sua realidade.

Você está a UM PASSO de baixar
seu exemplar do eBook!

Deixe seu nome e seu melhor e-mail
para receber o link de download.