Skip to main content

A sua empresa tem alma?

Tive recentemente a grata satisfação e honra de participar de um Café da Manhã organizado pelo Estadão PME com a Sra. Chieko Aoki, que é Fundadora e Presidente do Grupo Blue Tree de Hotéis, que é reconhecido no Brasil e no mundo pelos elevados padrões de atendimento e encantamento de clientes.

De forma brilhante e didática, a Sra. Chieko generosamente compartilhou comigo e com outros empreendedores que sonham em fazer a diferença positiva no mundo várias lições maravilhosas de empreendedorismo, coragem, determinação e foco que eu abaixo divido com todos vocês com a certeza de que todos eles são perfeitamente aplicáveis no seu negócio.

  • Atitude, Conhecimento e Habilidade: todo e qualquer negócio de sucesso carece da Atitude que corresponde ao “querer fazer”, do Conhecimento que se relaciona com o “como fazer” e da Habilidade que é o “saber fazer”. De nada adianta portanto ter as atitudes corretas sem que estejam presentes os tão fundamentais conhecimento e as habilidades e competências que farão do seu negócio algo realmente único e que tenha diferenciais e benefícios realmente distintos dos seus concorrentes.
  • Fazer mais, com menos e melhor que os concorrentes: isso está muito relacionado à estratégia dos “3 M”, que é exatamente fazer e produzir mais, com menos recursos e muito melhor do que os seus concorrentes. E para que isso se viabilize no caso dos Hotéis da Rede Blue Tree e também no seu negócio, é preciso ter atenção máxima aos detalhes e principalmente a cada um dos seus processos, que podem e devem ser melhorados e incrementados o tempo todo, pois quão melhor azeitados estiverem eles melhores serão os resultados produzidos por você e pela sua empresa.
  • Execução é tudo: A Sra. Chieko é como eu grande entusiasta da Execução como um dos elementos primordiais de existência das empresas. Ela também acredita que o componente mais importante da estratégia é exatamente a boa execução que se traduz na capacidade de transformar em realidade tudo aquilo que foi planejado para atender bem todos os clientes e encantá-los. Ela também reforçou a importância de se trabalhar de forma incansável na estratégia, pois segundo ela “a estratégia nunca se acaba”, pois devemos o tempo todo buscar melhorá-la e aprimorá-la.
  • Saber ouvir: é importante ouvir com máxima atenção cada cliente. No Grupo Blue Tree, por exemplo, que tem uma estratégica bastante focada no mercado de eventos corporativos, é fundamental ouvir e entender os objetivos dos organizadores e dos participantes do Evento, pois por mais parecidos que eles sejam, eles nunca são iguais já que “cada cliente é absolutamente único”.
  • Atendimento, Cultura e Modelo Mental: para manter e incrementar os elevados padrões de atendimento que fazem da Rede Blue Tree uma das maiores e mais respeitadas Redes de Hotéis do Brasil é fundamental investir fortemente em capacitação e treinamento e acima de tudo ter uma cultura que não seja apenas “genérica” (usando as próprias expressões da Sra. Chieko), mas que verdadeiramente ofereça um grande e estimulante propósito a todos os profissionais. Além disso, é preciso que se estabeleça um “modelo mental” que privilegie o que é de fato importante para a sua Empresa. Por exemplo, se você trabalha no mercado de luxo, todo o “modelo mental” de existência do seu negócio deve estar focado no “luxo” e em oferecer experiências que sejam verdadeiramente singulares e inesquecíveis para os seus exigentes clientes de alta renda. No caso do Blue Tree, por exemplo, o foco é realmente encantar o cliente o que significa dentre outros tantos detalhes e mimos levar o cliente até a porta do carro dele e demonstrar de forma genuína e verdadeira sua tristeza pela “despedida” de alguém tão especial que se hospedou naquela unidade.
  • Vender confiança o tempo todo: é preciso criar e fomentar relações de grande confiança com os clientes, pois ao final do dia todos nós “vendemos confiança”.
  • É preciso buscar a felicidade no que se faz e no que se cria: de forma absolutamente brilhante ela compartilhou conosco a ideia de “Felicidade Concreta” que significa que o grande desafio do empreendedor é criar uma organização de pessoas que se realizam com o trabalho e que chegam em casa felizes exatamente por estarem realizando um trabalho que faz sentido para elas, para a empresa, para os clientes e para a Sociedade.
  • A empresa precisa ter alma: fiz questão de deixar este ponto por último, pois compartilho em gênero, número e grau com o pensamento e “modus operandi” da Sra. Chieko no quis respeito à crucial necessidade da empresa ter alma. E o que é ter alma? É ser uma empresa formada por pessoas que verdadeiramente se preocupam em atender bem, em encantar os clientes e que o fazem de forma genuína, verdadeira e sempre com o espírito de bem servir ao próximo.

Você que tanto me honra com sua visita frequente a este espaço onde me dedico a ajudar você e outros milhares de profissionais a se tornarem melhores não apenas em Vendas, mas em suas vidas, sabe o quanto as ideias, ideais, princípios e valores da Sra. Chieko Aoki e do Grupo Blue Tree de Hotéis são congruentes com os meus. Amor pelo que se faz, Propósito que move a Empresa, Crença na importância da Educação Continuada, Saber Ouvir, Confiança, Atenção aos Detalhes e Paixão por fazer bem feito são apenas alguns dos elementos que com muita honra compartilho com este exemplo admirável de empreendedorismo e brilhantismo em tudo o que faz que é a Sra. Chieko Aoki.

Mas acima de tudo isso há de se reforçar uma vez mais a importância de que as nossas empresas e negócios “tenham alma”, pois ao final do dia são estas as empresas que conseguem se destacar no mercado cada vez mais concorrido e repleto de ofertas iguais ou muito similares às nossas.

Portanto, invista o quanto puder na “alma” da sua Empresa e busque aplicar cada um dos grandes ensinamentos da Sra. Chieko no seu negócio! E por favor conte comigo sempre para lhe ajudar em cursos e palestras de vendas, negociação, liderança, comunicação e outros temas igualmente fascinantes.

Um grande abraço do amigo vendedor,

José Ricardo Noronha

Chieko Aoki

Palestras e Cursos Memoráveis: Entre em contato pelo telefone (11) 3434.6488 ou e-mail, para montarmos juntos uma Palestra ou Curso Memorável de Vendas em sua Empresa.

Estadão 25Set2013

2 comentários em “A sua empresa tem alma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Vai Continuar
Torrando Dinheiro com
Treinamentos e Palestras?

Baixe agora o eBook rápido de alto impacto com
5 dicas preciosas para não torrar dinheiro com
treinamentos desconectados da sua realidade.

Você está a UM PASSO de baixar
seu exemplar do eBook!

Deixe seu nome e seu melhor e-mail
para receber o link de download.